P. A pessoa hipnotizada, perde a consciência?
R. Não, a pessoa está sempre consciente sobre tudo que acontece, mas o foco maior sempre será ao nível subconsciente.
P. Todo mundo é hipnotízavel?
R. Sim. Como toda hipnose é uma auto-hipnose, portanto, vai depender da pessoa querer ou não ser hipnotizada, algumas são mais susceptíveis.
P. O paciente pode não voltar da hipnose e ficar preso?
R. Não, visto que na hipnose há um aumento da atividade de apreender e/ou raciocinar, Portanto, não há risco algum do paciente ficar preso hipnoticamente.
P. Hipnose é o controle da mente?
R. Não. O paciente nunca perde o controle. Pelo contrário, amplia o seu estado de atenção e concentração.
P. O que ocorre se o hipnoterapeuta morrer durante o transe ou hipnose?
R. Neste caso podem ocorrer duas possibilidades: ou o paciente volta do transe/hipnose sozinho, ou ele pode cair em estado de sono fisiológico, para posteriormente voltar sozinho, como acordar de um sono.
P. Hipnose é um estado natural da mente?
R. Sim. É verdade porque nossa mente entra em hipnose (atenção interiorizada) espontaneamente durante vários momentos em um dia. Chegando a se desligar tanto do mundo externo que não ouve quando alguém te chama, e nem percebe o mundo quando está falando ao celular ou lendo um livro, ou ainda chegando ao seu destino de carro sem se lembrar do caminho que passou. Somos hipnotizados desde criança, pelo balançar do berço, das cantigas da mãe, etc.
P. Na Regressão, tem perigo de ficar preso no passado?
R. Não. Porque na realidade a sua mente que traz as lembrança do seu passado. É como se lembrar de algo que ocorreu na semana passada na sua vida. Com certeza não ficou preso lá naquela memória.
P. E quando eu voltar da Regressão, vou lembrar de tudo ?
R. Sim. Porque enquanto está no processo da regressão, o seu consciente sempre estará presente e interagindo com o terapeuta, ouvindo e falando, relatando e sentindo o que aconteceu no passado. Como se conecta-se com seu subconsciente e acessasse essas memórias.